Ver todas as notícias

5_6_2017__0_11111.png - uploaded/imgs/noticias/5_6_2017__0_11111.png - Dia 5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente


Dia 5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

5/6/2017



Neste dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Criado no ano 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais globais, a reunião ficou mais conhecida como Conferência das Nações Unidas. Naquela época, a pauta principal abordava a degradação que o homem causa ao ambiente natural e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

Os anos se passaram e nós continuamos poluindo o ar, o solo e a água. Estamos destruindo a camada de ozônio e várias espécies vegetais estão sendo extintas. A atividade humana, fruto de um modelo equivocado de desenvolvimento, está colocando em risco a nossa própria capacidade de sobrevivência.

Por conta desta importante data e o que estamos fazendo em prol do Meio Ambiente, o Linha Verde, programa do Disque Denúncia do RJ, específico para denunciar crimes cometidos contra o Meio Ambiente, fez um levantamento junto à sua base de dados e, desde o primeiro dia do ano (2017), já recebeu mais de 2879 informações sobre diversos crimes ambientais, 704 denúncias a mais do que o mesmo período do ano de 2016.

Como é possível observar no quadro acima, o crime de maus tratos contra animais lidera o ranking de ilícitos ambientais, seguidos por extração irregular de árvores além de guarda/comércio de animais silvestres.

Analisando os dados mais a fundo, montando um “top ten” territorial dessas denúncias, os municípios que mais denúncias fizeram ao Linha Verde foram: 1) Rio de Janeiro; 2) Duque de Caxias; 3) São Gonçalo; 4) Nova Iguaçu; 5) Maricá; 6) Niterói; 7) Belford Roxo; 8) São João de Meriti; 9) Petrópolis; 10) Magé.

Com as informações que o Linha Verde recebe, tanto o Comando de Polícia Ambiental quanto a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente já conseguiram coibir diversos crimes, auxiliando na preservação do Meio Ambiente no Estado do RJ. Pássaros silvestres foram resgatados de cativeiro, balões foram apreendidos, evitando queimadas em florestas, diversas armas usadas em caça de animais foram encontradas e construções irregulares foram localizadas e paralisadas graças a uma simples ligação para os telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local).

Nesse dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Linha Verde reforça a importância da preservação e continua solicitando que a população se conscientize e denuncie os crimes ambientais com a garantia do anonimato.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente !



Ver todas as notícias

© 2015 Disque-Denúncia Rio todos os direitos reservados. Criação e desenvolvimento por ASCOM DD Rio.

O Disque-Denúncia é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública com a sociedade civil do Rio de Janeiro.