Disque Denúncia


Linha Verde lança mais uma edição da Campanha Disque Balão


A campanha se estende até o mês de Setembro e a população de todo o Estado do RJ pode denunciar

17/04/2017
Linha Verde lança mais uma edição da Campanha Disque Balão

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do RJ específico para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, lança nesta segunda-feira (17) a 19ª edição da campanha de combate e prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Essa campanha é sazonal e se estende até o dia 15 de Setembro.

Na campanha realizada no ano passado (entre 15/04 e 15/09), o Linha Verde cadastrou 75 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões e ajudou a polícia na apreensão e combate a este tipo de crime. Com o auxílio dessas informações, o Comando de Polícia Ambiental, parceiro do Linha Verde, conseguiu apreender 154 balões; 22 pessoas envolvidas nessa prática criminosa foram presas e mais de 4.700 materiais utilizados na fabricação desses balões também foram encontrados pelos policiais. Por isso, é cada vez mais importante a ajuda irrestrita da população, pois através das denúncias ao Linha Verde, as forças policiais tendem a obter mais sucesso em suas operações.

A campanha “Disque-Balão” foi criada no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. Ela serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana.

Tdas as denúncias que chegam através do Linha Verde, pelos telefones 2253 1177 ou 0300 253 1177 (interior do Estado, custo de ligação local) são encaminhadas para a polícia.

Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

Ao longo dos anos foi possível identificar que algumas datas têm efeito e aumento sobre a prática de soltar balões. Geralmente entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, dia das mães e também das festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono.

Os balões são perigosos e podem causar acidentes graves. Ele pode cair aceso em florestas e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

 

Números da campanha em 2016

Em 2016 o Linha Verde registrou 5.339 denúncias referente aos crimes ambientais. Dentre essas denúncias, 75 foram referentes a prática de comercialização, confecção, soltura de balões e grupos de baloeiros. Ao todo, 22 pessoas foram presas, 154 balões apreendidos e mais de 4 mil materiais para fabricação foram apreendidos pelo Comando de Polícia Ambiental.

Os municípios que mais contribuíram com informações (denúncias) foram: Rio de Janeiro, São Gonçalo e Nova Iguaçu e, levando em consideração somente a capital, os bairros onde houve mais denúncias sobre a incidência de balões, seja soltura, comercialização ou fabricação, foram: Campo Grande, Engenho de Dentro, Freguesia, Jacarepaguá e Ilha do Governador.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones  0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço – www.facebook.com/linhaverdedd

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.