Disque Denúncia


15 balões são apreendidos após denúncia do Linha Verde


Além dos balões, os policiais conseguiram resgatar mais quatro pássaros silvestres de cativeiro

05/04/2017
15 balões são apreendidos após denúncia do Linha Verde

Quinze balões foram apreendidos há pouco por agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Serra da Tiririca, após receberem denúncia sobre fabricação de balões encaminhada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia do RJ específico para denunciar crimes ambientais.

Segundo os agentes, a denúncia informava que na Travessa Rio Branco, no bairro Sete Pontes, haveria um local usado para a fabricação de balões.

Confirmando a denúncia do Linha Verde, os policiais foram até o local denunciado e  conseguiram apreender 15 balões e diversos materiais utilizado na confecção dos mesmos. No  endereço, os agentes da 6ª UPAm também conseguiram resgatar quatro pássaros silvestres (tiziu) de cativeiro. Dois menores que estavam com os balões também foram apreendidos e junto com os materiais, foram encaminhados à 73ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones  0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço – www.facebook.com/linhaverdedd

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.