Disque Denúncia


No Dia Mundial da Água, Linha Verde fala da importância deste bem de consumo.


83 denúncias relacionadas à água já foram cadastradas em 2017 pelo Linha Verde 

20/03/2017

Dentro de poucos dias entraremos no período do verão, época do ano em que o calor é demasiado e por conta disso, nosso consumo de água aumenta de maneira proporcional ao calor.

De uma maneira geral, passamos a ver a água como um bem de consumo, como uma necessidade, e boa parte das pessoas começou a se importar mais com o desperdício na mesma proporção em que ficaram indignados. O que antes era empregado na geração de energia nas usinas hidrelétricas, passou a ser utilizado apenas para consumo.

Por conta dessa situação, e preocupado com o Meio Ambiente, o Linha Verde, projeto do Disque Denúncia específico para receber informações sobre crimes ambientais, passou, de maneira inédita, a cadastrar no início de 2015 em seus sistemas, denúncias relativas a esses assuntos. A partir daí, os atendentes do Disque Denúncia passaram a receber denúncias de desperdício de água, captação clandestina de água, desvio de curso e comércio ilegal de água.

Desde o dia 1º de Janeiro de 2016, foram contabilizadas 307 denúncias envolvendo assuntos relacionados à crise hídrica. Foram 71 informações sobre desperdício, 158 sobre captação clandestina de água, 59 sobre desvio de curso e 19 de comércio irregular de água.

No que tange a distribuição territorial dessas denúncias, os municípios do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, foram os locais onde houve um maior número dessas informações. Somente na capital, os moradores da Zona Oeste (Campo Grande, Itanhagá, Taquara, foram os que mais ficaram indignados com a atual situação, sendo esses, os bairros onde houve a maior concentração das denúncias. 

Se você também se importa com esse bem que é a água e com a possibilidade dele ser extinto ou termos que fazer racionamento, conte com o Linha Verde e denuncie.

Veja algumas dicas que podem nos ajudar a utilizar melhor a água: Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água. Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo. Compartilhe nossas dicas e vamos economizar mais água, o planeta agradece.

Para denunciar qualquer irregularidade envolvendo assuntos relacionados a água, ligue em todo o Estado para 0300 253 1177(custo de ligação local) ou 2253 1177. O anonimato é garantido.