Disque Denúncia


Aplicativo do Disque Denúncia registra mais de 2.400 denúncias recebidas


Além do Rio, grande parte das denúncias veio de municípios da Baixada e Região Metropolitana

01/02/2017
Aplicativo do Disque Denúncia registra mais de 2.400 denúncias recebidas

Em Agosto do ano passado, quando completou 21 anos de existência, o Disque Denúncia do RJ lançou um aplicativo para celulares com sistemas operacionais Android e IOS, com o objetivo de receber denúncias anônimas de diversos crimes, com a possibilidade de anexar fotos e vídeos.

Completando seis meses do seu lançamento neste dia 1º de Fevereiro, o APP do Disque Denúncia já recebeu mais de 2.400 informações, aproximadamente 400 por mês.

Levando em consideração os assuntos previamente disponíveis no aplicativo para a realização da denúncia, os crimes mais denunciados foram os de tráfico de drogas, homicídio, roubo de veículos e roubo de carga.

Além do município do Rio, onde foram contabilizadas mais de 1133 denúncias, grande parte das denúncias veio de municípios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

Em São Gonçalo, foram cadastradas 390 informações; 170 em Belford Roxo; 126 em São João de Meriti; mais 129 em Duque de Caxias; 79 em Nova Iguaçu; 74 em Queimados; 58 em Niterói, 30 em Petrópolis, na Região Serrana, entre outros.


Houve também registros de denúncias encaminhadas de outros Estados, como São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Espírito Santo e Minas Gerais.

Os critérios utilizados para a escolha dos temas (crimes) disponíveis no aplicativo foram baseados no volume das denúncias já recebidas pelos telefones 2253-1177 e 0300-253-1177 e pela relevância do assunto, mas em breve, o denunciante poderá fazer relatos sobre outros crimes que serão incluídos no sistema do APP.

Após a realização da denúncia via aplicativo, a informação passa por uma análise, vai para o mesmo banco de dados do Disque Denúncia e em seguida é difundida às autoridades da mesma forma que já vem sendo feita, quando a denúncia é realizada por telefone.

Vale ressaltar que através do aplicativo, o denunciante pode passar informações 24 horas por dia, nos sete dias da semana e, pensando na segurança do usuário, o aplicativo poderá ser baixado de forma gratuita e deletado quantas vezes quiser, ou seja, ele pode baixar a ferramenta, fazer a denúncia e remover o aplicativo do sistema. 

Ao final da denúncia, é disponibilizado um número de atendimento que o usuário deverá guardar, a fim de que ele possa consultar posteriormente, saber o que foi feito com a informação e se a mesma deu resultado. 

Se você ainda não tem o APP do Disque Denúncia instalado em seu aparelho, procure nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store, baixe o aplicativo e faça sua denúncia. O Rio de Janeiro e o Disque Denúncia agradecem sua participação.