Disque Denúncia


Linha Verde Entrevista inspetor Bruno Peres


Hoje o Linha Verde traz para vocês, uma entrevista exclusiva feita com o inspetor Bruno Peres, Chefe do Núcleo de Defesa Animal da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil.

30/09/2016
Linha Verde Entrevista inspetor Bruno Peres

Hoje o Linha Verde traz para vocês, uma entrevista exclusiva feita com o inspetor Bruno Peres, Chefe do Núcleo de Defesa Animal da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil. Ele é médico veterinário, atua nos casos de maus tratos contra animais que chegam à DPMA e nessa pequena entrevista, fala sobre sua rotina e sobre o combate ao crime ambiental.
 



 

- Bruno, quais são os crimes em que você e sua equipe atuam aí na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente?

R:  Aqui na delegacia, eu e meu colega, Rafael Lobato, trabalhamos investigando e reprimindo crimes de maus-tratos contra animais e tráfico de animais silvestres.
 

- Esses crimes representam quantos por cento das ocorrências anuais, ou mensais que a DPMA recebe?

R: Esses crimes representam quase 70% do total anual das notícias crimes que chegam até à nossa delegacia.
 

- Quais são os animais mais apreendidos por vocês, ou melhor, quais os animais mais resgatados pela DPMA? É feito algum tratamento por vocês da DPMA?

R: Os animais mais apreendidos são aves silvestres, exóticas e nativas. Em segundo lugar os cães domésticos. Infelizmente não fazemos mais apreensões por falta de espaço pra destinar pra animais. Contamos com a ajuda de alguns protetores de animais que atuam em parceria conosco, fornecendo cuidados veterinários e abrigo aos animais como a ONG Paraíso dos Focinhos e Entre Pegadas. Em relação ao crime de maus-tratos, a maioria absoluta é cometida contra cães sem raça definida ou cães de grande porte.
 

- De uma forma geral, há muitos casos sobre maus tratos contra animais? Como fica o lado “humano” do Bruno, não do policial? Chega a comover o estado em que os animais chegam até vocês?

R: A triste realidade é que o trabalho nos endurece. Mas isso tem um lado bom. Hoje em dia,  não temo mais como no início, ter que  tomar total conhecimento dos casos mais violentos, pelo contrário, atualmente, isso me ajuda a levantar mais informações sobre o crime e sobre o criminoso.
 

- Qual foi, em sua opinião, o pior caso que você já tratou aí na delegacia ? Pode nos contar o que foi ou o que houve?

R: O caso que mais mexeu conosco emocionalmente foi o de um homem que recolhia animais abandonados na clínica veterinária em que administrava e os levava a um sítio, em Caxias, onde os animais não recebiam nenhum tipo de tratamento veterinário, ficavam em contato com outros cães enfermos e comiam muitas vezes ração mofada. A taxa de mortalidade era muito alta. Apreendemos mais de 250 cães nessa operação.
 

- Quando há uma apreensão de animais silvestres, para onde eles são encaminhados?

R: No caso animais silvestres, ele são encaminhados para o CETAS ( Centro de Triagem de Animais Silvestres). Já aves domésticas e exóticas, já aconteceu do próprio CETAS receber,  mas não é obrigação deles.
 

- Se uma pessoa for autuada por maus tratos contra animais, qual a pena que ela pode ter?

R: O crime de maus tratos tem pena prevista de 3 meses a um ano de detenção
 

- O Linha Verde é parceiro da DPMA. Qual a sua opinião sobre o trabalho desenvolvido pela nossa equipe?

R:  A colaboração do Linha Verde é de fundamental importância. Sem esse canal não teríamos acesso a crimes em que o denunciante teme se identificar. Além disso, as informações que chegam ao Linha Verde são precisas, ou seja, o policial já vai certo no local, sabendo que muito provavelmente a informação é verdadeira e boa. Nesse sentido, posso dizer que as denúncias do Linha Verde são bastante confiáveis.
 

- Qual a mensagem que você mandaria para o amante dos animais e que os defende a todo custo? Vale a pena denunciar esses crimes ao Linha Verde?

R: Olha, a mensagem final seria para que as pessoas que se revoltam com o crime de maus tratos possam fazer algo, seja comparecendo à uma delegacia de polícia ou até mesmo entrando em contato com o Linha Verde, que é o canal do Disque Denúncia, específico para se denunciar qualquer crime ambiental. Nesse caso, a pessoa pode denunciar de forma anônima através dos telefones 2253 1177(capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local) que o próprio Linha Verde nos encaminha as denúncias. O mais importante é denunciar e extinguirmos esse tipo de crime.
 

O Linha Verde novamente agradece o inspetor Bruno Peres por esse bate papo e, principalmente aos leitores que curtem nossa fan Page e o site do Disque Denúncia. Esperamos estar contribuindo com informações sobre nosso Meio Ambiente. www.facebook.com/linhaverdedd

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente !