Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva agentes do INEA a empresa que descartava resíduos de forma ilegal em Campo Grande


Em outra denúncia, em Jacarepaguá, foi possível constatar extração irregular de mineral

24/09/2016
Denúncia do Linha Verde leva agentes do INEA a empresa que descartava resíduos de forma ilegal em Campo Grande

Uma denúncia encaminhada pelo Linha Verde, projeto do Disque Denúncia do RJ exclusivo para Meio Ambiente, levou agentes do Instituto Estadual do Ambiente e da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Pedra Branca a constatarem na última sexta-feira (23), crime ambiental em Campo Grande, na Zona Oeste.

Segundo informações contidas na denúncia do Linha Verde, no interior da empresa Tecno Sonda, localizada na Rua Azhaury Mascarenhas, poderia ser verificado o descarte irregular de resíduos no solo e óleo queimado, o que poderia contaminar o lençol freático.

Chegando ao local foram recebidos por dois funcionários da empresa e a fiscalização do INEA constatou a veracidade das informações. Questionados sobre a licença ambiental, os funcionários não possuíam nenhuma autorização para aquele tipo de operação, apenas cópias do alvará de licença para estabelecimento, cadastro técnico federal do IBAMA e relatório de vistoria do INEA para captação de água.

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos à 35ª DP (Campo Grande), onde a ocorrência foi registrada e irão responder de acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98).

Ainda na sexta-feira, mas com outra denúncia do Linha Verde, a equipe de policiais ambientais encontrou, na Rua Ipadu, em Jacarepaguá, um terreno de aproximadamente 80 metros quadrados onde havia vestígios de extração mineral (barro). O dono do terreno, questionado sobre as licenças ambientais, informou não possuir nenhuma autorização e foi encaminhado à 32ª DP.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones  0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço – www.facebook.com/linhaverdedd

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.