Disque Denúncia


Ações de combate a crimes ambientais são deflagradas após denúncias encaminhadas ao projeto Linha Verde


Em todo o Estado, a população pode denunciar crimes ambientais através do telefone 0300 253 1177

23/09/2016
Ações de combate a crimes ambientais são deflagradas após denúncias encaminhadas ao projeto Linha Verde

Nesta quinta-feira (22), crimes ambientais foram encontrados e coibidos no Estado, após denúncias encaminhadas ao Linha Verde (0300 253 1177), projeto do Disque Denúncia exclusivo para que a população denuncie ilícitos contra o meio ambiente de forma anônima.

Acreditando no resultado positivo e na força da denúncia ao Linha Verde, sete pássaros silvestres foram resgatados de cativeiro em Guaratiba e Realengo, na Zona Oeste. As informações, que foram repassadas à Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Pedra Branca levaram os policiais até a Rua Frei Miguel, 297, no bairro de Realengo, a fim de averiguar denúncia de comércio de animais silvestres. Nesse endereço, os agentes identificaram quatro aves silvestres(1 coleiro, 1 tiziu, 1 saíra macaca e 1 galinho da serra) sem anilhas e sem que o dono possuísse autorização de órgão competente. O responsável pelos pássaros foi encaminhado à 33ª DP, onde o caso foi registrado. Outra denúncia do Linha Verde fez com que os policiais resgatassem mais três pássaros, desta vez na Rua das Enfermeiras,  10, em Guaratiba. Ao chegarem no local denunciado, os agentes perceberam as aves presas dentro de gaiolas e o responsável também não tinha nenhuma licença ambiental. Irritado com a situação, ele acabou agredindo um dos policiais e teve que ser algemado. Ele foi encaminhado à 43ª DP, onde responderá de acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. Nesses dois casos, as aves foram levadas ao abrigo de pássaros do CPAm, onde após tratamento serão devolvidas as seu habitat natural.

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Três Picos, após receberem denúncia do Linha Verde, encontraram dentro de uma residência na Rua Dália, no município de Cachoeiras de Macacu, oito pássaros silvestres que viviam em cativeiro sem as licenças cabíveis além de um revólver calibre 38 e mais 41 munições. O responsável pela arma de fogo foi encamihado à 159ª DP, onde o caso foi registrado.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones  0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço – www.facebook.com/linhaverdedd

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.