Disque Denúncia


Campanha Disque Balão continua apresentando resultados positivos


Desta vez, após denúncia, um balão de 6 metros já confeccionado foi apreendido na Ilha do Governador, na Zona Norte

24/08/2016
Campanha Disque Balão continua apresentando resultados positivos

Na última sexta-feira (19), após receberem informações do Linha Verde, projeto do Disque Denúncia exclusivo para se denunciar crimes ambientais, policias da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Móvel, conseguiram apreender um balão de seis metros de comprimento em uma residência na Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade.

Segundo os agentes que foram checar a veracidade das informações do Linha Verde, na Rua Viúva Amaral, nº 36, após o irmão do proprietário autorizar a entrada dos policiais na residência, foi possível localizar um balão já confeccionado e pronto para ser solto. Ele foi encaminhado à 37ª DP junto com a testemunha e com base no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, o material foi recolhido. Vale salientar que esse artigo estabelece que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação é crime com pena de um a três anos de detenção e/ou multa. Desde o mês de Abril, está vigorando a campanha “Disque Balão”, criada pelo Disque Denúncia no ano de 1999 com o objetivo de conscientizar a população quanto aos perigos decorrentes da prática da soltura de balões.

O Linha Verde solicita que a população continue denunciando crimes ambientais no Estado do RJ através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local). O anonimato é garantido ao denunciante.