Disque Denúncia


68 balões são apreendidos após denúncia do Linha Verde


O suspeito foi encaminhado à DPMA onde responderá de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

26/07/2016
68 balões são apreendidos após denúncia do Linha Verde

Sessenta e oito balões foram apreendidos nesta segunda-feira (25) após policiais receberam uma denúncia do Linha Verde, indicando um local em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, onde poderiam ser encontrados diversos balões que seriam soltos nas Olimpíadas, além da localização de uma pessoa acusada de pertencer a um grupo de baloeiros.

No local indicado pela denúncia, os policiais conseguiram apreender 3500 lanternas, 68 balões, uma máquina para fazer linha chilena, três bandeiras, 90 buchas, 600 velas, um maçarico, dois galões de parafina e farto material de produção de balões. 

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente onde responderá de acordo com o artigo 42 da Lei 9605/98 . Segundo a Lei de Crimes Ambientais, Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é crime, e tem como pena, detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Vale reforçar que no mês de Abril, o Linha Verde lançou a 17ª edição da Campanha “Disque Balão”, onde a população pode denunciar locais de soltura, comercialização e fabricação de balões, além de grupos de baloeiros.

 O Linha Verde solicita a população de todo o Estado do Rio que continue denunciando crimes ambientais através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177(todo o Estado, custo de ligação local). O anonimato é garantido.