Disque Denúncia


Linha Verde, projeto exclusivo do Disque-Denúncia, aborda o tema "Sustentabilidade"


Com as proximidades do “Dia do Meio Ambiente” faz-se importante tratarmos de questões ambientais. 

01/06/2016
Linha Verde, projeto exclusivo do Disque-Denúncia, aborda o tema

No próximo dia 5 comemora-se o Dia do Meio Ambiente... Criado no ano 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais globais, a reunião ficou mais conhecida como Conferência das Nações Unidas. Naquela época, a pauta principal abordava a degradação que o homem causa ao ambiente natural e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

Os anos se passaram e nós continuamos poluindo o ar, o solo e a água. Estamos destruindo a camada de ozônio e várias espécies vegetais estão sendo extintas. Aliás, sabia que você é um em um milhão?
Isso mesmo, ou, mais precisamente, uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta.
 


Nós, humanos, pertencemos a um grupo reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população. Enquanto isso, muitas outras estão se extinguindo.
Sabe-se que aproximadamente 18.000 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até os mais graciosos como aves e mamíferos, sem falar em muitas que desaparecem antes mesmo de serem descobertas.

A atividade humana, fruto de um modelo equivocado de desenvolvimento, está colocando em risco a nossa própria capacidade de sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta (biodiversidade) está seriamente ameaçada. Você pode até achar que alguns pequenos insetos ou animais que crescem no seu jardim não têm nenhuma conexão importante com a vida do planeta, mas têm.

A questão é que tanto esse desequilíbrio ambiental, quanto os problemas do mundo moderno são parte de um mesmo sistema. Atualmente, em todos os setores, a palavra da moda é sustentabilidade. Mas você sabe o que significa ser sustentável?
Em tese, o termo “sustentável” vem do latim “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar.

Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente.  Todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos, proteger mananciais que se encontrem em áreas urbanas são medidas simples que estabelecem a cultura da sustentabilidade em cada família.

Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis,  os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.

Estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos, assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.


                                                                           


Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular seus lixos, suas emissões e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las, garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem. 

O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará, irá gerar um impacto no meio ambiente que o cerca. A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

O Linha Verde, preocupado com esse tema, traz alguns exemplos de ações relacionadas à sustentabilidade e como fazer nosso meio ambiente mais saudável e sustentável: Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário; preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica; ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos; exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento; uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

A criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos, além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo; o desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia, além de atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício, essa última visa a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Em sua residência, recicle o lixo, separe o que é plástico, vidro e resíduos. Não jogue as baterias de celulares ou outros equipamentos eletrônicos no lixo, eles devem ser descartados em lugares específicos. Substitua as sacolas plásticas dos supermercados e lojas por sacolas recicláveis ou pelas feitas de papel. Com essas dicas, o Linha Verde espera contribuir para um mundo melhor. Lembrando que você também pode fazer sua parte, denunciando qualquer crime contra o meio ambiente no Estado do Rio através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local).

Desde o primeiro dia do ano, o Linha Verde cadastrou mais de 2130 denúncias ambientais. Reforçando que o anonimato é garantido ao denunciante.

 


 

O Linha Verde solicita a população que denuncie crimes ambientais em todo o Estado do RJ através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local).

O anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque-Denúncia do Meio Ambiente !

 

www.facebook.com/linhaverdedd