Disque Denúncia


“Disque Balão” do projeto Linha Verde continua recebendo denúncias


A campanha idealizada pelo Disque Denúncia alerta para uma maior incidência dessa atividade ilegal durante os feriados.
24/05/2016
 “Disque Balão” do projeto Linha Verde continua recebendo denúncias

No último dia 15 de Abril, o Linha Verde, projeto do Disque Denúncia exclusivo para se denunciar crimes ambientais lançou a 17ª edição da Campanha “Disque Balão”, que tem como objetivo atuar na prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Com isso, a população de todo o Estado do Rio pode denunciar esse tipo de atividade através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local).
 
Esse tipo de atividade ocorre com maior freqüência nos feriados, e, lembrando que nessa semana será comemorado o Corpus Christi, a população pode ajudar a polícia, denunciando de forma anônima.
 
Até agora, o Linha Verde registrou 27 denúncias com esse tipo de assunto. Segundo dados do Comando de Polícia Ambiental, parceiro do Linha Verde e um dos órgãos responsáveis pela averiguação dessas denúncias, neste ano, as informações já ajudaram na prisão de 13 pessoas, além de 39 balões apreendidos, juntamente com apreensão de 63 materiais utilizadas no fabricação ou soltura desses balões. Por isso é importante que cada vez mais a população contribua com informações, já que a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Analisando os dados territorialmente, Rio de Janeiro e São Gonçalo são os locais onde há um maior número de denúncias cadastradas.
 
Por conta desta data, a polícia militar ambiental intensificará as ações de combate a esse ilícito durante esse feriado. Todas as denúncias enviadas ao Linha Verde serão repassadas de imediato ao CPAM, que ficará atento e pronto para executar a denúncia. Vale ressaltar que na campanha “Disque Balão” realizada no ano passado, com auxílio dessas denúncias, a polícia conseguiu apreender um número recorde de 500 balões, além de apreender mais de 13 mil materiais utilizados na fabricação.
 
De acordo com o coronel André Vidal, comandante do CPAm, a campanha lançada pelo Linha Verde é importante no combate à esse ilícito:
 
- A campanha Disque Balão é fundamental para desestimular esse tipo de prática criminosa, já que a conscientização da população poderá minimizar estes efeitos. As informações do Linha Verde contribuem positivamente para que o Comando de Polícia Ambiental produza conhecimentos necessários e oportunos acerca de indivíduos e grupos envolvidos na fabricação, venda, transporte, depósito, soltura e resgate de balões, a fim de realizar operações para coibir essa prática - explicou o comandante.
 
Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.
 
O Disque-Balão foi criado no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. A campanha é principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana.
 
Denuncie ao Linha Verde: 2253 1177 ou 0300 253 1177. O anonimato é garantido ao denunciante.