Disque Denúncia


Linha Verde lança mais uma edição da Campanha Disque - Balão


Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais).
15/04/2016
Linha Verde lança mais uma edição da Campanha Disque - Balão

O Linha Verde do ​ Disque-Denúncia do RJ, lança hoje (15/04)  ​a 17ª edição da campanha de combate e prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Essa campanha é sazonal e se estende até o dia 15 de Setembro.
 
Na campanha realizada no ano passado (entre 15/04 e 15/09), o Linha Verde cadastrou 145 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões e ajudou a polícia a bater recordes. Com o auxílio dessas informações, foram apreendidos cerca de 500 balões, 25 pessoas envolvidas nessa prática criminosa foram presas e mais de 13 mil materiais utilizados na fabricação desses balões também foram encontrados pelos policiais. Por isso, é cada vez mais importante a ajuda irrestrita da população, pois através das denúncias ao Linha Verde, as forças policiais tendem a obter mais sucesso em suas operações. Esses números superaram, e muito aos registrados na Campanha realizada em 2014, quando apenas 74 balões foram apreendidos.
 
Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.
 
Ao longo dos anos foi possível identificar que algumas datas têm efeito e aumento sobre a prática de soltar balões. Geralmente entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, dia das mães e também das festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono.
 
Os balões são perigosos e podem causar acidentes graves. Ele pode cair aceso em florestas e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.
 
Para José Maurício Padrone, da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, dependendo do local de mata, o prejuízo por conta da queda de um balão é gigantesco: “Quando um balão cai na mata, geralmente é um local de difícil acesso ou até mesmo inacessível. O problema se concentra aí, pois se é difícil para os grupos de resgate, também será difícil para os bombeiros e guardas parques do Inea e o combate passa a ser mais demorado e muito mais caro, já que às vezes, só é possível o combate através de um helicóptero. Quanto mais rápido se chega ao local, mais rápido o fogo se extingue. Por conta da dificuldade em chegar ao local, o maior prejudicado é o meio ambiente e as matas. Esse é um prejuízo difícil de reverter” comentou Padrone.
 
O Disque-Balão foi criado no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. A campanha é principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana.
Vale reforçar que todas as denúncias que chegam através do Linha Verde são encaminhadas para a polícia.
 
 
Números da campanha em 2015
 
Em 2015 o Linha Verde registrou 7.535 denúncias referente aos crimes ambientais. Dentre essas denúncias, 219 foram referentes a prática de comercialização, confecção, soltura de balões e grupos de baloeiros. Ao todo, 25 pessoas foram presas, cerca de 500 balões apreendidos e mais de 13 mil materiais para fabricação foram apreendidos pelo Comando de Polícia Ambiental.
 
Em todo o Estado do RJ, os municípios que mais contribuíram com informações foram: Rio de Janeiro (129), São Gonçalo (30) e Nova Iguaçu (11).
Somente na capital, o destaque vai para a zona oeste. Foram contabilizadas em Campo Grande, 17 denúncias; 10 em Jacarepaguá, 6 na Taquara e 5 no Cachambi.
 
 
Curiosidades da campanha Disque Balão em 2015
 
  • O mês de Julho foi onde houve o maior número de denúncias durante a campanha (44).
 
  • O dia 30 de Agosto foi o recordista de denúncias envolvendo balões. Somente nesta data, o Linha Verde recebeu 7 ligações dando a localização de grupos de baloeiros ou locais de confecção e comercialização.
 
 
Para denunciar qualquer crime ambiental, a população pode ligar para: 0300 253 1177 (custo de ligação local para todo o Estado) ou 2253 1177 (capital).
 
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.
www.facebook.com/linhaverdedd