Disque Denúncia


Linha Verde recebe denúncias de crimes que envolvem a crise hídrica no Estado do RJ


De Janeiro à Março deste ano, 89 informações foram repassadas à Central de Disque Denúncia
22/03/2016
Linha Verde recebe denúncias de crimes que envolvem a crise hídrica no Estado do RJ

Com a grave crise hídrica que vem assolando o estado desde o final do ano de 2014, a situação dos reservatórios que abastecem boa parte da Região Metropolitana do Rio ainda está em situação preocupante, embora o nível dos reservatórios tenha melhorado um pouco por conta das últimas chuvas. Apesar do cenário mais confortável, os reservatórios ainda estão longe do nível ideal, que segundo especialistas deve ser de pelo menos 51,5% do volume útil.
 
De uma maneira geral, passamos a ver a água como um bem de consumo, como uma necessidade, e boa parte das pessoas começou a se importar mais com o desperdício na mesma proporção em que ficaram indignados. O que antes era empregado na geração de energia nas usinas hidrelétricas, passou a ser utilizado apenas para consumo.
 
Por conta dessa situação, e preocupado com o Meio Ambiente, o Linha Verde, projeto do Disque Denúncia específico para receber informações sobre crimes ambientais, passou, de maneira inédita, a cadastrar no início de 2015 em seus sistemas, denúncias relativas a esses assuntos. A partir daí, os atendentes do Disque Denúncia passaram a receber denúncias de desperdício de água, captação clandestina de água, desvio de curso e comércio ilegal de água. Neste primeiro ano cadastrando esses crimes, foram contabilizadas 679 denúncias envolvendo assuntos relacionados à crise hídrica. Foram 311 informações obre desperdício, 227 sobre captação clandestina de água, 99 sobre desvio de curso e 42 de comércio irregular de água.
 
No que tange a distribuição territorial dessas denúncias, os municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo foram os locais onde houve um maior número dessas informações. Somente na capital, os moradores de Jacarepaguá, Bento Ribeiro e Campo Grande foram os que mais ficaram indignados com a atual situação, sendo esses, os bairros onde houve a maior concentração das denúncias.
 
Para Luiz Roberto Barretti, membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), ainda há motivos para preocupação: faltam investimentos no combate ao desperdício de água tratada e em saneamento básico, já que o esgoto em excesso dificulta o tratamento da água. As áreas de bacia também devem ser alvo de projetos de reflorestamento, pois a cobertura vegetal é determinante para a preservação das nascentes.
 
Se você também se importa com esse bem que é a água e com a possibilidade dele ser extinto ou termos que fazer racionamento, conte com o Linha Verde e denuncie. A crise hídrica é uma preocupação de todos, mas somente unindo as forças, conseguiremos “proteger” e fazer com que todos possam ser conscientes ao utilizá-la.
 
Para denunciar qualquer irregularidade envolvendo assuntos relacionados a água, ligue em todo o Estado para 0300 253 1177(custo de ligação local) ou 2253 1177. O anonimato é garantido.
 
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente !
www.facebook.com/linhaverdedd