Disque Denúncia


Linha Verde entrevista o Comandante do CPAm, André Vidal


O assunto da entrevista é sobre pássaros silvestres
18/02/2016
Linha Verde entrevista o Comandante do CPAm, André Vidal

LINHA VERDE ENTREVISTA ...

Hoje o Linha Verde traz para vocês, uma entrevista exclusiva feita com o Comandante do CPAm, Coronel Vidal. Em sua maioria, as denúncias de crimes ambientais que o Linha Verde recebe, são difundidas para o Comando de Polícia Ambiental, que acaba averiguando as informações através das Unidades de Policiamento Ambientais (as UPAm). O Coronel Vidal é um entusiasta do projeto Linha Verde e nos traz um pouco de sua experiência no combate ao ilícitos contra o Meio Ambiente.
--------------------------------------------------------------------------------------

- Quais são os pássaros silvestres mais traficados no Estado do RJ?
R: Conforme os dados disponibilizados pela seção de Veterinária do Comando de Polícia Ambiental, as espécies de aves mais apreendidas são: 1º) Coleiro; 2º) Canário da Terra; 3º) Trinca Ferro; 4º) Tiziu; 5º) Curió; 6º) Pixoxó

- Quais são os valores (média) que um pássaro consegue ter no mercado nacional ? Quais os valores para as espécies ?
R: Em relação aos valores oficias, um coleiro pode chegar a R$ 500,00 e um Trinca ferro até R$ 5000,00

- Há algum caso onde uma pessoa vende um carro, casa, para comprar uma determinada espécie de pássaro ?
R: Já ouvimos dizer de troca de carro por um pássaro chamado bicudo, por exemplo.

- Esses compradores vendem os pássaros aonde ? Vendem por quanto ?
R: Os locais de venda são os mais variados possíveis, desde páginas do facebook, Twiter, feiras livres, pontos comerciais, o preço normalmente é abaixo do preço de comercialização.

- Quais as espécies nativas aqui do RJ ?
R: Todas as espécies que o CPAm apreende em ocorrências no RJ são nativas do nosso Estado.

- Esses pássaros que “vivem” no RJ, são encontrados em que regiões, em que locais ?
R: Esses pássaros vivem nos fragmentos de Mata Atlântica, existente no Estado.

- Essas espécies chegam a viver por quanto tempo ?
R: Com relação as idades, isso varia em relação a espécie, mas um canário, por exemplo, chega a viver por 10 anos. Por conta do cativeiro, essa expectativa de vida se reduz em 50% e ele acaba vivendo cerca de 5 anos apenas.

- O que faz um pássaro valer mais do que o outro ?
R: Diversas características, mas as principais são? a qualidade do canto, ou raridade da sua localização.

- Os animais que são traficados, na maioria das vezes, chegam vivos ao destino ? Por que ? Em que estado chegam esses animais ? Como é feito o transporte ?
R: Em sua maioria não chegam vivos ao destino, principalmente pelo mau tratamento recebido durante o transporte, que sempre é feito de maneira irregular em gaiolas mínimas.

- Como o Linha Verde pode auxiliar o CPAm nesses caso?
O que a população pode fazer para ajudar a diminuir esses crimes ?
R: O Comando de Polícia Ambiental é um aliado do Linha Verde, que sempre nos repassa denúncias importantes sobre locais onde ocorrem os crimes ambientais. Com essas denúncias, nosso trabalho se torna melhor e mais eficaz, pois as denúncias nos informam os locais corretos. Nosso pedido é que a população continue confiando nesse projeto do Disque Denúncia, ligando para os telefones 2253 1177(capital) ou 0300 253 1177 (interior do Estado, custo de ligação local), com a certeza do anonimato garantido e sinalize para a equipe do Linha Verde onde vem ocorrendo qualquer ilícito ambiental. O Linha Verde recebe denúncias sobre: pesca irregular, maus tratos contra animais, guarda, comércio e caça de animais silvestres, queimadas, locais de fabricação, comercialização e soltura de balões, locais de confecção e comercialização de cerol e linha chilena, poluição das águas, do solo, desmatamento, extração irregular de árvores, extração mineral, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, lixo acumulado, desvio de curso, construção irregular.

O Linha Verde agradece o Coronel André Vidal por esse bate papo e, principalmente aos leitores que curtem nossa fan Page. Esperamos estar contribuindo com informações sobre nosso Meio Ambiente. Aproveitem para conhecer nossa fanpage no facebook: www.facebook.com/linhaverdedd

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente !