Disque Denúncia


Carnaval, folia, mas sem lixo no chão


Denuncie ocorrências de lixo acumulado ao Linha Verde.

03/02/2016

O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.

No Carnaval, por conta dos diversos blocos que desfilam na cidade do RJ e em outros municípios do Estado, esse problema pode ser ainda mais sério e grave. 
 
Desde o início do ano, o Linha Verde já recebeu mais de 58 denúncias informando locais onde há lixo acumulado, 27 a mais do que o mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2015, foram feitas 345 denúncias sobre esse assunto. É preciso que a população se conscientize e evite descartar irregularmente seu lixo.
 
Na cidade do Rio de Janeiro, para uma maior eficiência do serviço de limpeza nas ruas, a Comlurb planejou uma estratégia para atender a folia nas ruas desde o pré carnaval até o encerramento.
O sistema de limpeza contará com caminhões compactadores, pulverizadores, caminhões-pipas, kombis lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. Os contêineres estarão dispostos não só na concentração, mas também no trajeto e dispersão, para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado.
 
Além disso, os foliões que vão brincar o Carnaval de rua devem ter mais cuidado com os pequenos resíduos irregularmente descartados. 
Caso ele seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização do programa Lixo Zero, da Prefeitura, poderá receber multa no valor de R$ 510, conforme artigo da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$185,00. 
 
O Disque Denúncia e o projeto Linha Verde, disponibilizam seus telefones para que a população possa denunciar qualquer local onde há acúmulo de lixo ou onde ele seja descartado de maneira irregular.

Anote os números e pule o Carnaval sem lixo: 2253 1177 ou 0300 253 1177 (para quem não morar na capital, custo de ligação local).
O anonimato é garantido. 
 
SAIBA MAIS:
 
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
 
Acidentes aéreos: lixo acumulado perto de aeroportos causam acidente (o avião se choca com um urubus ou outra ave grande). Pode causar morte de pessoas, além, claro, da morte do pássaro, que poderia ter sido evitada.
 
Chorume: é um líquido mal-cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos (espécies de rios subterrâneos que existem por toda a Terra e que jogam sua água nos mares, lagos, mangues e rios). Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo.
 
Poluição do ar: o lixo, queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades. Se a gente se lembrar que o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas
 
Inundações: garrafas PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas, mata animais domésticos e causa mais doenças na população.
 
Não deixe seu lixo sambando por aí. Carnaval sem lixo no chão é o que a cidade merece.


O Linha Verde solicita a população que denuncie crimes ambientais em todo o Estado do RJ através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local).
O anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque-Denúncia do Meio Ambiente !
 

Visite a página do LInha Verde no Facebook