Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva polícia de São Paulo a apreender balões e diversos materiais no município de Itapecerica da Serra


Vale salientar que a campanha “Disque Balão” já recebeu em 2018, 106 denúncias sobre essa prática

26/07/2018
Denúncia do Linha Verde leva polícia de São Paulo a apreender balões e diversos materiais no município de Itapecerica da Serra

Uma denúncia sobre local de confecção de balões feita através do Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro específico para denunciar crimes ambientais, levou policiais civis da Delegacia de Itapecerica da Serra, em São Paulo a apreenderem dois balões e materiais usados em sua fabricação no bairro Potuvera, no município de Itapecerica da Serra.

Segundo os policiais, assim que receberam a denúncia do Linha Verde, dirigiram-se à Estrada do Xavi, número 995, em um sítio, onde foram recebidos por um jovem de 18 anos que, quando questionado pelos policiais civis, negou estar soltando balões naquele momento, porém informou que no interior da residência, havia balões e materiais que eram utilizados para a confecção dos mesmos. Durante a fiscalização, foram encontrados dois balões (um com sete metros e outro com quatro metros), além de parafina, maçarico, bandeira e uma estrutura de ferro.

Diante da constatação da veracidade de denúncia encaminhada pelo Linha Verde, os policiais civis apreenderam os balões e os materiais e, juntamente com o acusado, foram levados até a sede da Delegacia Policial.

Considerando que o responsável fabricava balões que possuem a capacidade de provocar incêndio em florestas e demais formas de vegetação, ele foi indiciado de acordo com o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais e por não ultrapassar quatro anos, o delegado responsável pela ocorrência arbitrou uma fiança no valor de R$ 1 mil.

Vale salientar que a campanha “Disque Balão”, de iniciativa do Linha Verde, já recebeu em 2018, 106 denúncias relativas a soltura, confecção e comercialização de balões, além da localização de grupos de baloeiros. Qualquer denúncia de crime ambiental pode ser feita ao programa, através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, ou pelo APP “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos. Por todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.