Disque Denúncia


Arma de fogo e pássaros silvestres são apreendidos em Magé após denúncias


No local foram encontradas sete gaiolas contendo três coleiros, dois tizius, um trinca ferro e um canário da terra

20/06/2018
Arma de fogo e pássaros silvestres são apreendidos em Magé após denúncias

Nesta terça-feira (19), policiais militares da 1ª Unidade de Policiamento Ambiental (Pedra Branca), apreenderam sete pássaros da fauna silvestre, uma espingarda calibre 28, duas munições usadas e uma munição intacta em Magé, na Baixada Fluminense.

Segundo os militares, a equipe procedeu ao município com o objetivo de averiguar denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (2253 1177) sobre pássaros silvestres em cativeiro. No local denunciado, os policiais da 1ª UPAm foram recebidos pelo proprietário do imóvel e, durante a fiscalização, foram encontradas sete gaiolas contendo três coleiros, dois tizius, um trinca ferro e um canário da terra, todos sem anilhas de identificação junto ao IBAMA. Em outro cômodo foram encontrados cartuchos de calibre 28 no solo e, encostada na parede do imóvel, uma espingarda municiada. Questionado pelos policiais militares, o responsável pela arma e pelos animais informou que a utilizava para a caça, para sua subsistência e apresentou um pedaço de carne congelada que dizia ser de capivara. Como ele não possuía nenhuma licença para manter os pássaros em cativeiro e tampouco da arma de fogo, os agentes procederam à 66ª DP, onde a ocorrência foi capitulado nos artigos 29 da lei de crimes ambientais além do artigo 14 do Estatuto do Desarmamento. Os pássaros foram transportados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.

Qualquer denúncia sobre crimes ambientais no Estado do Rio pode ser feita de forma anônima ao Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ”.