Disque Denúncia


Polícia Ambiental encontra desmatamento, corte de talude, terraplanagem e abertura de estrada sem licença em Teresópolis com auxílio de denúncia


Segundo os agentes da 5ª UPAm, os crimes ocorriam no bairro Boa União

08/06/2018
Polícia Ambiental encontra desmatamento, corte de talude, terraplanagem e abertura de estrada sem licença em Teresópolis com auxílio de denúncia

Nesta quinta-feira (07), cumprindo ordem de policiamento a fim de checar a veracidade de denúncias de crimes ambientais encaminhadas pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, estiveram no município de Teresópolis, onde se depararam com ilícitos como corte de talude, terraplanagem, desmatamento e abertura de estrada sem licença.

Orientando-se com auxílio da denúncia, a equipe da 5ª UPAm se dirigiu ao bairro Boa União e, ao encontrarem a proprietária de um terreno na Estrada Boa União s/nº, indagaram-na sobre as informações da denúncia. A mesma informou que não possuía nenhuma licença para as atividades que vinha realizando, como a abertura de estrada, corte de talude e nivelamento de greide (terraplanagem) em uma área de 300m². Segundo os policiais, ela foi convidada a comparecer à delegacia, onde os crimes foram capitulados de acordo com a lei de crimes ambientais além do sistema de licenciamento ambiental.

Próximo ao local da denúncia do Linha Verde, a equipe da UPAm Três Picos teve a atenção voltada para um terreno de aproximadamente 500m² onde havia o corte de diversas árvores de pequeno e médio porte com características de nativas do bioma Mata Atlântica. Um vizinho próximo, ao ser questionado, informou que o autor do ilícito residia no município do Rio de Janeiro e esporadicamente estava na localidade. Por ser considerado crime ambiental de acordo com o Artigo 38 da Lei 9605/98, os agentes se dirigiram à 110ª DP, onde as duas ocorrências foram registradas.

Vale ressaltar que somente neste ano de 2018, o Linha Verde já recebeu mais de 3 mil denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do Rio e, para continuar denunciando esses ilícitos na Região Serrana, a população pode entrar em contato através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177. Se preferir, pode ainda denunciar utilizando o APP “Disque Denúncia RJ”, onde por esse meio, é possível encaminhar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.