Disque Denúncia


Em verificação a denúncias do Linha Verde, policiais da 5ª UPAm coíbem flagrante de extração mineral em Bom Jardim


Em outra ocorrência, seis pássaros da fauna silvestre foram apreendidos 

25/05/2018
Em verificação a denúncias do Linha Verde, policiais da 5ª UPAm coíbem flagrante de extração mineral em Bom Jardim

Cumprindo ordem de patrulhamento a fim de verificar denúncias de crimes ambientais recebidas pelo Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do Rio voltado para meio ambiente, policiais militares da 5ª Unidade de Policiamento Ambiental conseguiram coibir, nesta sexta-feira (25), a extração irregular de substância mineral (areia) além de resgatarem seis pássaros da fauna silvestre de cativeiro, no município de Bom Jardim.

Na primeira ocorrência, os agentes da UPAm Três Picos flagraram um caminhão as margens de um rio na RJ 146 em São José, onde através de uma bomba de sucção, a areia do rio era lançada diretamente para dentro da caçamba do caminhão. Questionado pelos policiais, o responsável pela atividade informou que não possuía nenhuma licença para a extração mineral. Vale ressaltar que de acordo com o artigo 55 da lei 9605/98, executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida, a atividade é considerada crime ambiental.

Já na rua Manoel Vieira Batista, também no bairro São José, os agentes se depararam com seis gaiolas penduradas em uma árvore, com um trinca ferro, um pixoxó, um sabiá e três canários da terra. Após questionarem diversos transeuntes sobre o responsável pela guarda das aves e como não foi possível localizá-lo, os pássaros foram apreendidos pelos policiais e encaminhados à APA Guapimirim, onde após tratamento serão soltos em seu habitat natural.

As duas ocorrências foram registradas na 158ª DP.

Continue denunciando crimes ambientais na Região Serrana ao Linha Verde, pelo APP “Disque Denúncia RJ” ou através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21)2253 1177. Em todos os meios, o anonimato é garantido ao denunciante.