Disque Denúncia


Campanha “Disque Balão” do programa Linha Verde alerta para os perigos dessa prática criminosa no fim de semana em homenagem às mães


Nesse dia 10 de Maio, marca um mês de lançamento da campanha

10/05/2018
Campanha “Disque Balão” do programa Linha Verde alerta para os perigos dessa prática criminosa no fim de semana em homenagem às mães

No último dia 10 de Abril, o Linha Verde, programa do Disque Denúncia exclusivo para se denunciar crimes ambientais lançou a 20ª edição da Campanha “Disque Balão”, que tem como objetivo atuar na prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Com isso, a população de todo o Estado do Rio pode denunciar esse tipo de atividade através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local) e ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato

Esse tipo de atividade ocorre com maior freqüência nos feriados existentes entre os meses de Abril e Julho, e é no fim de semana do dia das mães onde há registros de maior incidência dessa atividade criminosa.

Por isso, é de suma importância que a população denuncie o “antes” de o balão subir aos céus, principalmente locais de fabricação e armazenamento de balões.

Até agora, o Linha Verde registrou 48 denúncias sobre esse tipo de assunto, o dobro das denúncias registradas no mesmo período do ano passado

Segundo dados do Comando de Polícia Ambiental, parceiro do Linha Verde e um dos órgãos responsáveis pela averiguação dessas denúncias, neste ano, as informações já ajudaram na prisão de cinco pessoas, além da apreensão de 64 balões e cerca de 1200 materiais utilizados na produção desses balões como lanternas, buchas, cangalhas e fogos de artifício.

Por isso é importante que cada vez mais a população contribua com informações, já que a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Analisando as 48 denúncias encaminhadas ao Linha Verde, é possível verificar que os bairros da Zona Oeste, como Jardim Sulacap, Taquara, Campo Grande são os mais citados nas informações e levando em consideração os municípios do Estado, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói e Nova Iguaçu são os locais onde há uma maior concentração das denúncias.

Por conta desta data, a polícia militar ambiental intensificará as ações de combate a esse ilícito durante esse fim de semana e as denúncias cadastradas pelo Linha Verde serão repassadas ao CPAM, que ficará atento a fim de verificar as informações.

De acordo com o coronel Jorge Fernando Pimenta, comandante do CPAm, a campanha lançada pelo Linha Verde é importante no combate à esse ilícito:
- A campanha Disque Balão é fundamental para desestimular esse tipo de prática criminosa, já que a conscientização da população poderá minimizar estes efeitos. As informações do Linha Verde contribuem positivamente para que o Comando de Polícia Ambiental produza conhecimentos necessários e oportunos acerca de indivíduos e grupos envolvidos na fabricação, venda, transporte, depósito, soltura e resgate de balões, a fim de realizar operações para coibir essa prática - explicou o comandante.

Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

Os canais do Linha Verde para se denunciar locais de fabricação, comercialização, soltura de balões e grupos de baloeiros são: (21) 2253 1177; 0300 253 1177 (custo de ligação local para todo o Estado), funcionando de segunda à sábado, das 7h às 23h30,  além do APP para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.