Disque Denúncia


Policiais da 6ª UPAm apreendem 17 balões através de informações do Linha Verde


A apreensão aconteceu em São Gonçalo.

30/04/2018
Policiais da 6ª UPAm apreendem 17 balões através de informações do Linha Verde

Mais 17 balões foram apreendidos por policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental da Tiririca, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, utilizando uma denúncia recebida pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio voltado para meio ambiente, durante a campanha Disque Balão.

Na ação que ocorreu nesta segunda-feira (30), os policiais da 6ª UPAm (Tiririca) conseguiram apreender, além dos 17 balões de tamanhos diversos, 06 buchas, 15 rojões, 9 0bombas, 15 bombas malvinas, 06 bombas caída, 01 cone de fogos ‘lágrimas’ e 25 tubos fastshow. O material foi que encontrado em uma residência localizada na Rua Rodrigues Esteves, no bairro Tenente Jardim em São Gonçalo foi encaminhado junto com o responsável pela fabricação à 73ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Vale reforçar que o Linha Verde possui a campanha “Disque Balão”, que foi criada com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais e, desde o início do ano, já foram recebidas 42 denúncias sobre esses assuntos.

A prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

Para denunciar esse tipo de atividade criminosa, o Linha Verde disponibiliza os telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177 (custo de ligação local) além do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.