Disque Denúncia


Cinco pássaros da fauna silvestres são resgatados de cativeiro na Zona Oeste


Quatro tizius e um canário da terra foram resgatados pelos policiais do Comando de Polícia Ambiental

26/04/2018
Cinco pássaros da fauna silvestres são resgatados de cativeiro na Zona Oeste

Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque da Pedra Branca, após terem recebido denúncia do Linha Verde - programa do Disque Denúncia do Rio voltado para meio ambiente - sobre guarda de animais em cativeiro, resgataram nesta quarta-feira (25) em Guaratiba, na Zona Oeste, cinco pássaros da fauna silvestre que eram mantidos dentro de quatro gaiolas.

Os animais estavam dentro de uma vila localizada no Caminho Itapuca e quando os policiais da 1ª UPAm chegaram ao local, encontraram uma pessoa próxima que  autorizou a entrada dos militares na vila. Após a fiscalização, apreenderam quatro tizius e um canário da terra, todos sem anilhas de identificação junto ao IBAMA. Os pássaros encontravam-se dentro de gaiolas penduradas na área externa de uma residência mas não foi possível identificar o proprietário das aves, que foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural. A ocorrência foi registrada na 42ª DP.

Desde o início do ano, o Linha Verde já recebeu mais de 215 denúncias sobre esse tipo de ilícito e, quem quiser pode denunciar qualquer crime ambiental através dos telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda utilizando o aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.