Disque Denúncia


Animais mantidos em cativeiro são resgatados após denúncias ao Linha Verde


Entre os animais apreendidos pelos agentes da 1ª UPAM, um era anilhado.

13/11/2017
Animais mantidos em cativeiro são resgatados após denúncias ao Linha Verde

Agentes ambientais da 1ª Unidade de Policiamento Ambiental (1ª UPAm) estiveram em uma residência da Rua Bandeira de Mello, em Realengo, para averiguar informações repassadas pelo Linha Verde – Projeto exclusivo do Disque Denúncia no combate aos crimes ambientais – sobre guarda e comercialização de animais silvestres. Após vitoriarem o imóvel, a equipe encontrou 04 (quatro) gaiolas contendo como descrito: 01 Tiziu, 01 Canário da Terra, 01 Trinca Ferro e 01 Curió; sendo este último anilhado (técnica de marcação das aves para monitoramento e elaboração de políticas de preservação desses animais e dos ambientes em que eles vivem).


Por não ter licença para criação dos animais, Gilmar Alves Gomes, que mora no imóvel, foi conduzido à 33ª DP (Realengo), junto aos animais encontrados, para apreciação da autoridade policial. Os pássaros foram apreendidos sendo o pássaro anilhado descrito, posto sob tutela do acusado.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), porém devido ao expediente do órgão, estes ficarão acautelados na 1°UPAM até oportunidade de encaminhamento aquela unidade.


O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no Facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.