Disque Denúncia


Disque Denúncia e a importância de projetos voltados às Pessoas Desaparecidas


Na semana da criança, queremos conscientizar a todos sobre o trabalho voltado às pessoas desaparecidas.

11/10/2017
Disque Denúncia e a importância de projetos voltados às Pessoas Desaparecidas

Na semana da criança, o Disque Denúncia quer alertar a população sobre um assunto de extrema importância e que, com a ajuda da sociedade, pode diminuir a espera dolorosa de famílias que vivenciam a dor de ter um familiar desaparecido. Em boa parte dos casos, crianças e adolescentes.

No Brasil, são registrados em média 50 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes por ano. O estado de São Paulo detém 25% desse número, representando o maior índice, seguido por Minas Gerias, Rio de Janeiro e pelos estados do Nordeste. Estima‐se ainda que quase 250 mil menores estejam desaparecidos no país.

O Disque Denúncia, também engajado nesta causa, é responsável pelo “Programa Desaparecidos”; sendo parte de suas ações desenvolvidas na área de Direitos Humanos.

Para auxiliar a identificação e localização de pessoas desaparecidas, em boa parte crianças e adolescentes, foi estabelecida parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, cujo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) tem suas operações integradas com o Disque Denúncia, para manutenção do Portal Procurados.

Assim, quem desejar comunicar casos de desaparecimento, encontros de desaparecidos, ou prestar informações que auxiliem nas buscas, poderá fazê-lo através da nossa Central de atendimento (021) 2253-1177 ou em nosso aplicativo “Disque denúncia RJ”. Neste caso, as informações prestadas serão incorporadas ao banco de dados do PLID, que funciona junto ao Centro Integrado de Apuração Criminal (CIAC). É importante que o fato tenha registro de ocorrência em uma delegacia para fazer parte do Programa Desaparecidos.

Estamos na semana da criança e muitas famílias anseiam por informações que ajudem a localizar seus filhos, netos ou sobrinhos. Uma angústia que pode ser amenizada através de uma denúncia.

Para entender melhor esta angústia, assista parte de um vídeo sobre uma campanha do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), do Ministério Público do Estado de São Paulo, em que uma das meninas do quadro “Rosa e Azul” (1881), de Pierre-Auguste Renoir, é apagada. Ele traz o depoimento de uma mãe que busca por sua filha desaparecida.

 





Acesse: https://www.facebook.com/DisqueDenuncia/videos/1797804000252866/

A obra é do acervo doSistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público (SINALID) e foi feito pela empresa de publicidade VML Brasil.

 







 

Plid: http://plid.mprj.mp.br

FIA: http://www.fia.rj.gov.br/
        soscriancasdesaparecidas@fia.rj.gov.br

Ministério Público de São Paulo: http://www.mpsp.mp.br

Íntegra do vídeo do MPSP: https://www.youtube.com/watch?v=A20fWBwOhrU

Programa Desaparecidos Disque Denúncia: http://disquedenuncia.org.br/programas/Desaparecidos

Site: http://criancasdesaparecidas.org