Disque Denúncia


Polícia resgata pássaros de cativeiro em Itaguaí após denúncia


O proprietário dos animais responderá de acordo com a Lei de Crimes Ambientais

05/10/2017
Polícia resgata pássaros de cativeiro em Itaguaí após denúncia

Uma denúncia de pássaros em cativeiro sem autorização em Itaguaí, encaminhada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia específico para denunciar crimes ambientais, levou agentes da Unidade de Policiamento Ambiental Juatinga a resgatarem nesta terça-feira (04) um coleiro, um tiziu, um sabiá e uma maitaca, naquele município.

De acordo com os agentes da 4ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental (CPAm), após o recebimento da denúncia, foi montada uma ação no bairro Ibirapitanga, onde em uma residência na Rua C, foi possível confirmar a denúncia do Linha Verde. No local, a polícia encontrou sete aves silvestres, onde três possuíam anilhas de identificação (dois trinca ferros e um coleiro), mas, segundo os policiais, o proprietário não possuía nenhuma autorização para ter os pássaros. Por conta da falta de documentação, ele foi encaminhado à 50ª DP, onde responderá de acordo com o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98). As aves que não possuíam anilhas foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidas ao seu habitat natural, enquanto que o restante continuará com o acusado, como fiel depositário

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.