Disque Denúncia


Programa Linha Verde, do Disque Denúncia do RJ já registou mais de 336 denúncias sobre desmatamento no ano de 2017


Neste mesmo período do ano passado, 299 denúncias sobre desmatamento foram registradas.

31/08/2017
Programa Linha Verde, do Disque Denúncia do RJ já registou mais de 336 denúncias sobre desmatamento no ano de 2017

O Brasil é um país conhecido mundialmente como o país das florestas e para nós, preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Segundo números do Linha Verde, programa do Disque Denúncia do RJ que recebe denúncias sobre crimes ambientais, desde o início do ano de 2017, foram registradas mais de 336 denúncias de desmatamento dentre as mais de 4600 denúncias ambientais, sendo o 4º assunto mais denunciado na área de Meio Ambiente. Rio de Janeiro, Niterói, Arraial do Cabo, Teresópolis e Maricá, foram os municípios onde a população mais denunciou esse ilícito. Dados enviados pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm), mostram que somente neste ano, já foram realizadas mais de 179 ações de combate à desmatamento e com a ajuda de diversas denúncias do Linha Verde, mais de 165 pessoas foram presas e mais de 850 mil metros quadrados de área degradada foram localizadas.

Isso significa que a população está cada vez mais consciente sobre a área ambiental e graças ao Linha Verde, é possível verificar que as pessoas estão denunciando cada vez mais o crime de desmatamento, dando visibilidade ao programa e a preocupação com nossa área verde. Como comparação, neste mesmo período do ano passado, 299 denúncias sobre desmatamento foram registradas.

É importante registrar que esse aumento de denúncias sobre desmatamento florestal e os dados de desmatamento quase zero no RJ não é algo ambíguo. Há mais denúncias pelo fato da conscientização da população e a conseqüente criação do Linha Verde, onde as pessoas acabam denunciando quando há estágios iniciais de desmatamento, gerando então mais informações para as autoridades e um maior combate preventivo por parte da polícia.

O Rio de Janeiro está perto de atingir a meta de zero desmatamento ilegal, apesar da alta de 9% na devastação do bioma no país entre 2011 e 2013. Os últimos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica lançados pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, nos mostram que nosso estado está entre os nove que apresentaram desmatamentos abaixo de 100 hectares, o que equivale a um quilômetro quadrado. No período de 1985 a 2015, foram regenerados no estado 4.092 hectares, ou o equivalente a 40,92 km², diz o estudo.

Em todos os 92 municípios fluminenses há ocorrência de Mata Atlântica. Desse total, o Atlas identificou regeneração em 77. Os municípios que apresentaram mais áreas regeneradas no período compreendido de 1985 a 2015 foram Casimiro de Abreu, com 267 hectares (ha); Itaperuna (223 ha); Duas Barras (220 ha); Rio de Janeiro (209 ha); Vassouras (203 ha). A diretora disse que a área da Bacia do Rio São João, que registra a ocorrência do mico leão dourado, onde existem várias reservas particulares, tem contribuído para a formação de um corredor e a interligação dessas florestas para garantir a biodiversidade da região. Apesar de o Rio de Janeiro ter alcançado o posto de estado com nível de desmatamento zero, ele ainda integra a lista dos municípios que mais desmataram no período pesquisado, com 13 representantes. O Atlas mostra que, juntos, esses municípios desmataram 94,82 mil hectares de Mata Atlântica, o correspondente à área do município de Nova Friburgo (RJ).

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais. A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, conseqüentemente, a desertificação. A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.

Entrevistamos o Coronel Fernandes, comandante do CPAm, para falar um pouco do assunto:

LV – Coronel, atualmente quais são os locais que mais preocupam o Comando de Polícia Ambiental no que diz respeito ao crime de desmatamento aqui em nosso Estado?

Cel Fernandes - É difícil falar em municípios, contudo, pelo conjunto de unidades de conservação, e pelo potencial de cobertura florestal, vejo  a costa verde como um local sensível, devido sua rica e vasta vida vegetal e animal existente no mosaico de unidades de conservação.

 

LV – O que a CPAm vem fazendo para diminuir as ocorrências de desmatamento florestal no Estado do Rio?

Cel Fernandes - Através de parceria com o INEA, recebemos e apoiamos ações que tem por base o levantamento de desmatamento através de imagens de sensoriamento remoto, recebidos e analisados no projeto olho verde. Além disso, temos sempre nosso patrulhamento ambiental focado nos remanescentes de mata atlântica.

 

LV – Coronel, mesmo próximo de atingir a meta zero de desmatamento ilegal no Rio de Janeiro, ainda devemos ter atenção e preocupação com esse tipo de ilícito. Quais são as conseqüências de um desmatamento ilegal? Qual o prejuízo para o meio ambiente?

Cel Fernandes – Olha, diversos são os danos à própria flora e fauna endêmica de mata Atlântica, contudo ressalto o prejuízo às nascentes e mananciais.

 

LV – Em sua opinião, qual a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Linha Verde, no que diz respeito às denúncias de desmatamento?

Cel Fernandes - O Linha Verde é o canal essencial para a participação da sociedade denunciando todo e qualquer dano e crime realizado contra o patrimônio natural do Estado do RJ. Ele é um instrumento fundamental para as ações de patrulhamento e fiscalização aqui do Comando de Polícia Ambiental. Reforço que a população de todo o Estado do RJ pode denunciar crimes como desmatamento florestal e extração irregular de árvores ao Linha Verde, do Disque Denúncia do RJ, pelos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local). Vale lembrar que o Linha Verde mantém o anonimato do denunciante.

 

LV – Existe alguma estatística do CPAm sobre desmatamento? Quantas ações contra desmatamento foram realizadas e quanto de terreno desmatado já foi encontrado pelo CPAm nesse período?

Cel  Fernandes– Desde o primeiro dia do ano, o CPAm já realizou mais de 179 ações de combate à desmatamentos e por conta dessas ações, já realizamos a prisão de mais de 165 pessoas, conseguimos apreender mais de 26 motoserras, além de encontrarmos mais de 850 mil metros quadrados de área degradada.