Disque Denúncia


Após denúncia, homens que realizavam extração de areia do leito de um rio em Cachoeiras de Macacu são encaminhados à delegacia


Um caminhão e uma retroescavadeira também foram apreendidos durante a ação

30/08/2017
Após denúncia, homens que realizavam extração de areia do leito de um rio em Cachoeiras de Macacu são encaminhados à delegacia

Com informações recebidas pelo Linha Verde - programa do Disque Denúncia do RJ específico para denunciar crimes ambientais - e encaminhadas à Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Três Picos, policiais conseguiram interromper nesta terça-feira (30) atividade ilegal de extração de areia próximo ao leito de um rio no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana.

De acordo com os agentes da 5ª UPAm, após recebimento da denúncia e seguindo ordem de patrulhamento no bairro Papucaia, mais precisamente na Estrada Murubaí, os policiais observaram a existência de um caminhão basculante sendo carregado com areia através de uma retroescavadeira. A substância mineral vinha sendo extraída do leito do rio Macacu e, após serem interrogados pelos agentes, tanto o operador da máquina quanto o motorista do caminhão informaram que não possuíam em mãos nenhuma autorização para aquela atividade, informando apenas que a retroescavadeira seria de propriedade da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu. Por não terem apresentado as licenças específicas, eles foram encaminhados à 159ª DP, onde foi registrada a ocorrência com base no Artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98).

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.