Disque Denúncia


Disque Denúncia e Light no combate ao furto de Energia 


A parceria foi firmada para intensificar as operações que visam combater os chamados “gatos” e outras práticas ilegais.

24/08/2017
Disque Denúncia e Light no combate ao furto de Energia 

O furto de energia é crime com pena de até 8 anos de prisão, mas diante da dificuldade em identificar e chegar com precisão a todos os locais onde seja possível constatar as ligações clandestinas torna-se cada vez mais importante intensificar as operações de combate através de um canal de atendimento capaz de receber denúncias de furto de energia e outras práticas.

Pensando nisso, o Disque Denúncia e a Light, que já recebem denúncias sobre este tipo de crime, firmaram uma parceria tornando-se um canal único de combate ao furto de energia e a irregularidades no fornecimento priorizando o anonimato aos denunciantes.

Para Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia, o anonimato é um dos trunfos para o êxito da parceria, que já vinha acontecendo de modo informal desde maio e já realizada em outra época. 

 

“O cidadão quer ajudar no combate ao crime, mas ele não tem defesa. O que temos que preservar é a identidade dele”

Zeca Borges


 
A Light tem uma das maiores perdas do país, chegando a perder R$ 1,5 bilhão por ano pela energia que distribui e não fatura, sendo responsável por 21% da perda nacional.

As inspeções que já existiam se tornaram uma constante, com os locais sendo visitados e revisitados. No primeiro semestre deste ano, os canais de denúncia da Light – E-mail, WhatsApp, ouvidoria, redes sociais, Disque Light e Aneel – receberam mais de quatro mil denúncias, com 804 sendo tratadas e um índice de acerto de 44%. 

Neste mesmo período, o Disque Denúncia recebeu 324 denúncias, tratou de 215 e teve 30% de acerto. Vale ressaltar que as denúncias recebidas, de janeiro a junho, vieram de forma espontânea e acredita-se que com a comunicação da parceria, campanhas nas redes sociais e peças publicitárias este número aumente de forma expressiva. 

O período teve 293 mil inspeções e a cada 100 clientes, 82 possuíam algum tipo de irregularidade, chegando a 239 mil irregularidades. Foram recuperados 612 GWh. A média de acerto da Light foi de 70%.
 
Segundo Zeca Borges, haverá um treinamento de pessoal no Disque Denúncia de modo que eles saibam mais sobre o furto de energia. 

A parceria está sendo tratada como mais um canal, sem enfraquecer os já existentes, uma vez que nos últimos anos, a Light vem intensificando o combate. Segundo os representantes da concessionária, a credibilidade do Disque Denúncia perante a sociedade pesou na escolha da parceria. 

 



 


Quem tiver qualquer informação sobre furto de energia ou demais práticas ilegais associadas a energia elétrica,

favor denunciar através da Central de Atendimento do Disque Denúncia (21) 2253-1177 ou em nosso aplicativo Disque Denúncia RJ.

O anonimato é garantido.