PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


01

Posso fazer denúncias para qualquer município do Rio?


O Disque-Denúncia recebe informações sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Na Região Metropolitana utilize o (21) 2253-1177. Nas demais regiões utilize o telefone 0300-253-1177 (elimina tarifas DDD).


02

É verdade que o Disque-Denúncia premia policiais? Por quê?


Sim. Essa premiação recebe o nome de Prêmio Gol e tem por objetivo divulgar o bom desempenho das polícias e reconhecer, publicamente, seus profissionais. São premiados aqueles que cumprem sua tarefa de maneira legítima, sem violar direitos e gerar vítimas. As operações policiais devem ser baseadas em informações do Disque-Denúncia e seus resultados divulgados na imprensa, visando a construção de uma relação de confiança da população com sua polícia.



03

Por que vocês não utilizam um número mais simples ao invés do 2253-1177?


O Disque-Denúncia é uma central telefônica destinada a receber informações anônimas da população sobre atividades criminosas. Não é um serviço de emergência e não concorre com estes serviços, como o 190 e o 192, por exemplo. Assim, para formar um banco de dados confiável, preferimos utilizar um número de oito dígitos e pago. Assim, o nosso denunciante aporta informações confiáveis ao nosso banco de dados, trazendo mais credibilidade às nossas denúncias e análises criminais. Por isso também, recebemos pouquíssimos trotes e informações irrelevantes.


04

O Disque-Denúncia tem equipes de investigação, que vão aos lugares indicados para verificar o que está acontecendo?


Não. O Disque-Denúncia não pode substituir o papel da polícia ou de qualquer órgão fiscalizador para investigar e prender alguém. Todas as informações recebidas são enviadas às unidades competentes, que realizam as investigações e as operações necessárias.



05

Como funciona a parceria entre a Secretaria de Segurança e a ONG que administra o Disque-Denúncia?


O Instituto MovRio, gestor do serviço Disque-Denúncia Rio, e a Secretaria de Segurança Pública mantém uma parceria em que cada um dos integrantes dá suporte às operações do Disque-Denúncia, com responsabilidades independentes. Não há transferência de recursos entre eles. A secretaria responde diretamente por despesas de pessoal (atendentes) e fornece o espaço. O Instituto responde pela manutenção operacional, instalações e equipamentos, além dos pagamentos de recompensas e benefícios salariais (cesta básica, plano de saúde, planos de treinamento e gratificações) e todos os custos das campanhas publicitárias.


06

O Disque-Denúncia só recebe informações sobre o crime organizado e o tráfico de drogas?


Não. O Disque-Denúncia recebe informações sobre quaisquer atividades ilícitas e sobre todo e qualquer tipo de crime. Pode ser um produto falsificado, crimes contra o meio ambiente, violência doméstica, ou um crime grave, como sequestro, tráfico de armas ou drogas.



07

O atendimento no Disque-Denúncia é feito por policiais?


Não. Os atendentes do Disque-Denúncia são profissionais de telemarketing, treinados permanente, que entrevistam os denunciantes, orientando-os e sempre atentos as suas aflições e queixas.


08

O que o Disque-Denúncia faz quando recebe denúncias sobre corrupção policial?


Todas as denúncias sobre corrupção policial ou desvio de conduta de agentes da lei são enviadas às corregedorias das corporações ou à Corregedoria Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Segurança.



09

Como funciona a garantia de anonimato e como posso acompanhar minhas denúncias?


As ligações para o Disque-Denúncia não são rastreadas ou gravadas. Ao ligar para o (21) 2253-1177, você receberá uma senha. Esta será a sua referência se precisar acompanhar o andamento da investigação, ou trazer novas informações sobre o caso.


10

O Disque-Denúncia é da Polícia Militar?


Não. O Disque-Denúncia tem gestão de uma organização civil sem fins lucrativos - o Instituto MOVRIO que atua em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.



© 2015 Disque-Denúncia Rio todos os direitos reservados. Criação e desenvolvimento por ASCOM DD Rio.

O Disque-Denúncia é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública com a sociedade civil do Rio de Janeiro.