Tire suas dúvidas, encontre respostas de forma rápida e descomplicada.
Posso fazer denúncias para qualquer município do Rio?
O Disque Denúncia recebe informações sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Na Região Metropolitana utilize o (21) 2253-1177. Nas demais regiões, utilize o telefone 0300-253-1177 (elimina tarifas DDD) ou através do APP Disque Denúncia RJ.
É verdade que o Disque Denúncia faz homenagens aos policiais? Por quê?
Sim. Essa homenagem recebe o nome de Destaque Policial do Disque Denúncia e tem por objetivo divulgar o bom desempenho das polícias e reconhecer, publicamente, seus profissionais. São homenageados aqueles que cumprem sua tarefa de maneira legítima, sem violar direitos e gerar vítimas. As operações policiais devem ser baseadas em informações do Disque Denúncia e seus resultados divulgados na imprensa, visando a construção de uma relação de confiança da população com sua polícia.
Por que vocês não utilizam um número mais simples ao invés do 2253-1177?
O Disque Denúncia é uma central telefônica destinada a receber informações anônimas da população sobre atividades criminosas. Não é um serviço de emergência e não concorre com estes serviços, como o 190 e o 192, por exemplo. Para formar um banco de dados confiável, preferimos utilizar um número de oito dígitos e pago. Assim, o nosso denunciante aporta informações confiáveis ao nosso banco de dados, trazendo mais credibilidade às nossas denúncias e análises criminais. Por isso também, recebemos pouquíssimos trotes e informações irrelevantes.
O Disque Denúncia tem equipes de investigação, que vão aos lugares indicados para verificar o que está acontecendo?
Não. O Disque Denúncia não pode substituir o papel da polícia ou de qualquer órgão fiscalizador para investigar e prender alguém. Todas as informações recebidas são enviadas às unidades competentes, que realizam as investigações e as operações necessárias.
Como funciona a parceria entre o Governo e a ONG que administra o Disque Denúncia?
O Instituto MovRio, gestor do serviço Disque Denúncia Rio, e as Secretarias de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar mantêm uma parceria em que cada um dos integrantes dá suporte às operações do Disque Denúncia, com responsabilidades independentes. Não há transferência de recursos entre eles. A Secretaria de Estado da Polícia Civil fornece o espaço onde funciona a Central do Disque Denúncia. O Instituto responde pela manutenção operacional, instalações e equipamentos, além dos pagamentos de recompensas e benefícios salariais (cesta básica, plano de saúde, planos de treinamento e gratificações) e todos os custos das campanhas publicitárias.
O Disque Denúncia só recebe informações sobre o crime organizado e o tráfico de drogas?
Não. O Disque Denúncia recebe informações sobre quaisquer atividades ilícitas e sobre todo e qualquer tipo de crime. Pode ser um produto falsificado, crimes contra o meio ambiente, violência doméstica, ou um crime grave, como sequestro, tráfico de armas ou drogas.
O atendimento no Disque Denúncia é feito por policiais?
Não. Os atendentes do Disque Denúncia são profissionais de telemarketing, treinados permanentemente, que entrevistam os denunciantes, orientando-os e sempre atentos às suas aflições e queixas.
O que o Disque Denúncia faz quando recebe denúncias sobre corrupção policial?
Todas as denúncias sobre corrupção policial ou desvio de conduta de agentes da lei são enviadas às Corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Como funciona a garantia de anonimato e como posso acompanhar minhas denúncias?
As ligações para o Disque Denúncia não são rastreadas ou gravadas. Ao ligar para o (21) 2253-1177, você receberá uma senha. Esta será a sua referência se precisar acompanhar o andamento da investigação, ou trazer novas informações sobre o caso.
O Disque Denúncia é da Polícia Militar?
Não. O Disque Denúncia tem gestão de uma organização civil sem fins lucrativos - o Instituto MOVRIO que atua em parceria com as Secretarias de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar.